quarta-feira, 18 de julho de 2012

PRIMEIRO ATO



Hoje inauguro o meu blog. Devo alertar que o texto ficou meio longo, tudo por conta da minha empolgação por ser a primeira mensagem. Tentarei ser mais sucinto nas posteriores. Mas, se puder tirar um tempinho e ler todo ele, ficarei agradecido. Se não puder ou não tiver paciência, vou entender perfeitamente, e nos vemos na próxima postagem. Sem ressentimentos.

Bem... A proposta desse blog consiste em compartilhar, sem ordem ou critérios predeterminados, minhas dicas, curiosidades, opiniões e impressões a respeito de produções culturais em geral, podendo ser filmes, livros, músicas, apresentações, exposições, peças; enfim, toda a expressão artística que eu desfrutar em algum momento e achar digna de nota, positiva ou negativa. Por conta dessa miscelânea, resolvi denominá-lo Garrafada Cultural.

A garrafada, como muitos sabem, é um preparado popular, de natureza líquida, formado da reunião de diversos tipos de erva, que promete a cura dos mais variados tipos de enfermidade. Como a intenção aqui não é propor soluções para o restabelecimento da saúde (mesmo sabendo que um pouco de cultura possa ajudar a produzir esse resultado), a semelhança desse blog com o citado “remédio” resume-se, então, à característica do seu conteúdo, ou seja, uma grande mistura de coisas. Se, por outro lado, você entendeu que o termo garrafada significa um golpe, em referência àquele desferido com uma garrafa, também está valendo. Talvez apareçam dicas ou comentários meus que, de tão descabidos, causem algum estrago no juízo do leitor, assim como o causado por uma garrafada. É bem possível! Só peço que tente se recuperar e continue me acompanhando. Quem sabe no outro dia não apareça algo de que goste?

Mas é bom avisar que não sou artista ou crítico de arte, nem mesmo estudante, estudioso ou especialista no tema. Sou tão somente um admirador, um apreciador da cultura, nas suas variadas manifestações, com interesse especial em cinema, música e literatura. Tendo em conta o meu amadorismo no campo cultural, não espere nenhum rigor técnico nas minhas análises, principalmente no que diz respeito às terminologias.  Meus comentários são totalmente descompromissados, só quero compartilhar o meu entendimento sobre determinada obra. Mas prometo fazer o esforço de pesquisar para empregar os termos o mais corretamente possível. De qualquer maneira, agradeço se puderem me corrigir quando eu der uma bola fora.

E, por favor, fique à vontade para comentar, concordando ou discordando das minhas opiniões. O mais importante é a troca de informações para o enriquecimento e o aprendizado mútuos.  (Soa meio piegas, mas não consegui fugir disso).

Por ora, ficam meu abraço e meu agradecimento, e... até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário