sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO


Para fechar as postagens da semana, mais um filme: A viagem do Capitão Tornado. Trata-se de uma comédia franco-italiana, dirigida pelo grande Ettore Scola. O roteiro é assinado pelo próprio diretor e por Théophile Gautier. Elenco: Emanuelle Béart, Guiseppe Cederna, Jean-François Perrier,  Lauretta Masiero, Massimo Troisi, Massimo Wertmüller, Ornella Muti, Toni Ucci, Tosca D'aquino, Vicent Perez.

"A trama se passa na França do ano de 1774. O último e faminto herdeiro da família Sigognac deixa o castelo de seus ancestrais para acompanhar um grupo de atores itinerantes, a caminho da corte do rei." Esse é o resumo que copiei do site nominuto (http://www.nominuto.com/vida/cinema/a-viagem-do-capitao-tornado-um-filme-sobre-teatro/33049/). Achei que ficou bom: sucinto e objetivo; então transferi na íntegra para cá. Para que quebrar a cabeça numa sexta-feira, não é mesmo?

Se não gostei da viagem da postagem anterior, essa aqui vale muito a pena. Engraçada, divertida, leve, cativante. Um comédia que, além de fazer rir, toca e emociona, pois, em certos momentos, apresenta alguns dramas e algumas histórias de amor. É bom lembrar que são histórias de amor no estilo Ettore Scola; ele não romantiza demais essas relações. Quer dizer...romantiza, mas até certo ponto, abrindo também espaço para o surgimento do amor mais racional. Por isso, muitas vezes, o desfecho das relações amorosas nos surpreende ou contraria a nossa torcida, mas a forma como ele trata a situação é tão elegante, sóbria e serena, que não ficamos chateados e passamos até gostar da solução dada.

E por falar em direção, Ettore Scola é soberbo. Dentro dos meus modestos conhecimentos de cinema e da arte de dirigir um filme, é o melhor diretor que já conheci (outras obras-primas dele que já vi: Nós que nos amávamos tanto, O baile, Feios, sujos e malvados, O jantar) . Como lhe é peculiar, ele conduz essa película com maestria. Tudo flui com naturalidade e precisão. E dá o tom certo ao humor. Muito bom! Recomendo fortemente.

Infelizmente não achei o trailer desse filme, então vão mais fotos




2 comentários:

  1. ótimo filme, ótimo roteiro, ótimas atuações...Destaco a do máximo troisi no papel de pulcinella...inesquecível!!
    Diálogos lindos, cenas emocionantes...vale muuuito a pena ver!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Karla!
    Bem observado sobre os questionamento existenciais.
    Até logo

    ResponderExcluir