terça-feira, 28 de agosto de 2012

DAMIEN SAEZ


Já apresentei dois cantores/compositores franceses antigos e uma banda contemporânea. Para equilibrar essa relação, vou apresentar outro de tempos recentes, que, ao contrário do Noir Desir,  continua na ativa. Seu nome: Damien Saez. Cantor e compositor no estilo rock/pop do cenário da música alternativa francesa.

Da mesma forma que o Noir Desir, fui apresentado às músicas do Damien Saez por meu irmão. A identificação com o trabalho desse artista foi imediata. A primeira que ouvi foi Jeune et con do álbum Jours étranges, o primeiro do cantor. A música é um rock com letra engajada que critica a sociedade francesa. Por sinal, o álbum é predominamente de rock com alguns elementos de pop e de eletrônica, mas contém igualmente baladas melancólicas e até jazz. Na minha opinião, dos que eu conheço, esse é o melhor dele ao lado de Paris.

O disco Paris, com gravação acústica inserida numa atmosfera bem intimista, compõe-se, por sua vez, majoritariamente de baladas com arranjos bastante melódicos acompanhados de letras poéticas. O resultado são belos poemas com sonoridade doce e leve. Gosto de todas as músicas desse álbum, mas para mim as melhores são: Jeunesse, léve-toi; Le cavalier sans tête; S'en aller e Toi tu dis que t'es bien sans moi.

O último disco do cantor, J'accuse, dominado mais uma vez pelo rock, considero inferior aos outros dois comentados acima. Se fosse para qualificar, diria que é apenas bom. Achei as músicas meio repetitivas. O cantor me pareceu pouco criativo; não vi nenhuma novidade.

Além desses, Saez produziu God Blesse, Debbie, Varsovie, L'Alhambra (esses dois últimos compondo uma espécie de triplo com Paris), A lovers prayer. Como não os conheço, vou me abster de emitir opinião.

Segue vídeo da Jeune et con e Le cavalier sans tête, respectivamente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário