segunda-feira, 20 de agosto de 2012

LEITE DERRAMADO


Semana passada não pude ser tão ativo aqui no blog como vinha sendo, só consegui colocar uma postagem. Filho doente e viagem a trabalho me impediram de estar mais presente. Por falar em viagem a trabalho, uma das poucas vantagens que vejo nessa situação consiste na oportunidade de dispor de mais tempo para a leitura. As horas de voo e a solidão do quarto de hotel nos convidam a essa prática. Nessa último compromisso, por conta das muitas horas dentro do avião, consegui terminar um livro: Leite Derramado, escrito por Chico Buarque.

Chico Buarque, na minha opinião, é disparado o melhor compositor brasileiro. Conheço praticamente todas as sua músicas; tenho todos seus discos de estúdio, além de alguns outros especiais: apresentações ao vivo, apresentações com algum convidado, temas de filme, temas de peças de teatro, coletâneas. Porém, apesar de ser fã do Chico músico, até então, nunca tinha lido um livro seu. Comecei justamente pelo último: Leite Derramado. Gostei bastante, tanto que fiquei com vontade de ler outros dele, para ver se também viro fã do Chico escritor.


Em leite derramado, esse artista nos apresenta um senhor de cem anos de idade que se encontra bastante doente no leito de um hospital. Eulálio, o nome desse senhor, conta a quem estiver presente no local, a história de sua vida e a saga de sua família. A história em sim não tem nada de especial, tampouco é complexa ou profunda, o que não significa que o livro seja vazio, pois não é; existem alguns conflitos psicológicos e reflexões filosóficas importantes. Além disso, a forma como o autor narra a experiência desse personagem a torna bem interessante. O desenlace de alguns dos acontecimentos são  muitas vezes apenas sugeridos e as situações são descritas de maneira sutil, o que nos prende ao relato e nos leva a reflexão para tentar captar a mensagem deixada nas entrelinhas. O texto é muito bom, de leitura fácil e agradável, repleto de belas metáforas que tanto marcam as letras das músicas do Chico.


A narrativa foi construída de forma cíclica. É um vai-e-vem constante. Passado e presente, lucidez e loucura, misturam-se e confundem-se com frequência durante todo o livro, mesmo em pequenos trechos do relato. Por isso, deve-se fazer uma leitura atenta de cada pedaço da obra para não correr o risco de perder aspectos importantes para o entendimento da trama. Por conta dessa característica, por vezes, ficamos na dúvida se a história contada é real ou se não passa do fruto da mente perturbada do senil personagem.


Ao terminar o livro, provavelmente você sentirá vontade de reler, pelos menos, o seu início, que parece meio confuso e truncado por conta do estilo da narrativa com idas e voltas; e não se assuste se quando der por si já estiver lido todo ele de novo.








7 comentários:

  1. Também gostei muito desse livro, inclusive não concordo com algumas críticas que saíram à época de seu lançamento. Acho que por o Chico ser um compositor genial, esperavam mais dele. Mas, sinceramente, não sei que mais é esse. O livro é bem interessante, consegue nos envolver e traz uma trama boa de psicólogo se deliciar. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Também li críticas sobre o livro e encontrei basicamente dois grupos, posicionados nos dois extremos; ou falavam muito bem ou muito mal. Ambas exageradas. As do primeiro tipo chamavam o livro de genial, obra-prima, comparavam Leite Derramado a Dom Casmurro, Chico a Machado, e por aí vai, o que é um grande exagero. As do segundo grupo diziam que o livro era vazio, a trama era previsível e superficial, o texto era morno. Também achei exageradas. Mas crítica é assim mesmo, cada leitor tem sua visão sobre uma obra. E é essa a graça do negócio.

    ResponderExcluir
  3. (Voltando para comentar a parte de que me esqueci). Sim, vc tem razão, Karla: a expectativa tem grande influência na análise de uma obra. Por ser Chico e depois de Budapeste (muito elogiado), muitos esperavam uma grande obra-prima, um livro para marcar época, e Leite Derramado não é isso; apesar de ser muito bom. Dá a impressão que muitos esperavam um texto complexo, personagens densos, com filosofia pesada, análise sociológica ou psicológica profunda. No meu caso, deu-se exatamente o oposto. Por eu não conhecer nenhum livro do Chico e achá-lo um compositor extraordinário, não esperava muito de Leite Derramado. Pensava: o cara não pode ser bom em tudo!! Deve ser um escritor bem mediado! Mas, ele superou minhas expectativas. O livro é bom, e Chico um bom escritor. Não buscava nada profundo. Queria uma leitura agradável, bom texto, boa história, e foi exatamente isso que eu achei. Além disso, Leite Derramado tem conflitos psicológicos, questões sociológicas e filosóficas interessantes.

    ResponderExcluir
  4. Grande Brow,

    Minha primeira vez aqui. Vou entrar sempre pra tomar uns goles de cultura. Parabens, tem muita coisa boa aqui.

    Abraços Boss

    Lac

    ResponderExcluir
  5. Valeu, brow! Valeu mesmo por prestigiar o meu blog. Sua presença é muito bem-vinda. Como vc é um grande conhecedor de filmes, livros e música, sei que vc tem muito a contribuir. Sempre que puder, apareça.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Tb tô área!
    Suas indicações e críticas são interessantes. Sua escrita é clara, limpa e de fácil entendimento.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Bill. Sempre que puder apareça e deixe sua contribuição. Vc é um cara que conhece muita coisa boa, principalmente na música.
    Abs

    ResponderExcluir