sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS


Vou me ocupar hoje de mais um bom filme argentino: O Segredo dos Seus Olhos. Hoje não vou oferecer nenhum prêmio, mas quem se arrisca a dizer o nome do ator que protagonizou, mais uma vez de forma brilhante, esse filme? Sim, ele mesmo: Ricardo Darín. É, realmente ele está em todas na Argentina, mas não é à toa, o cara é espetacular. Já vi cinco filmes em que ele atua (sendo esse o terceiro que comento aqui), e em todos ele dá show de atuação. Ele dá vida própria para cada personagem; os personagens não se confundem. É impressionante!

Nesse drama policial, Roberto Darín é Benjamin, investigador aposentado que resolveu escrever um livro sobre a investigação do estupro seguido de morte que marcou sua carreira. No passado, para esclarecer esse crime, Benjamin contou com a ajuda de Irene ( Soledad Vilamil), sua chefe imediata, por quem se apaixonou, e de Pablo Sandoval ( Guillermo Francella), seu parceiro e amigo. Mas a dedicação da equipe a esse caso cobrou um alto preço, trazendo grave consequências para a vida dos envolvidos.

Cabe adiantar que, apesar de ser figurar no gênero policial, O Segredo dos Seus Olhos não apresenta cenas de ação eletrizantes, tais como troca de tiros, carros em perseguição, brigas; ou seja, você não verá nada do que costumamos encontrar nos filmes hollywoodianos desse gênero. Para não dizer que não há nada nesse sentido, até temos uma cena de perseguição, mas a pé mesmo, e outras duas de assassinato, mas são rápidas e pouco explícitas. Entretanto isso não quer dizer que esse filme seja morno, sem graça; pelo contrário, é dinâmico e envolvente.

Isso porque foi muito bem conduzido pelo diretor Juan José Campanella, que abordou com muita sensibilidade e delicadeza um caso tão forte. Mesmo a mistura de cenas do presente e do passado (condenada por muitos especialistas) achei que funcionaram bem no filme. Além desse ponto positivo, o diretor executou de forma competente o jogo de esconde e revela, que segura nossa atenção e cria bastante expectativa para as próximas cenas. E o final foi diferente, surpreendente e impactante.

Apesar de muito bom, O Segredo dos Seus Olhos apresenta alguns defeitos, principalmente no roteiro, escrito pelo próprio diretor. A história de amor entre Benjamin e Irene é injustificadamente enrolada, e o desfecho dado para essa relação ficou meio piegas. Outro problema de roteiro aconteceu no final. Achei que nesse parte do filme Benjamin entendeu a situação rápido demais, a despeito de toda a sagacidade que ele demonstra no decorrer da trama. Prefiro não entrar em detalhes para não revelar aspectos que possam entregar a surpresa.  Por fim, o diretor falha ao colocar muito peso em acontecimentos banais e se valer de clichês num momento importante do filme: a sequência de cenas que vai da espera até a realização do crucial interrogatório de um suspeito. Ele poderia ter dado solução mais criativa e menos preguiçosa para essa sequência (serei vago mais uma vez para não antecipar nenhuma emoção).

Mesmo com essas falhas, o balanço final teve saldo bem positivo; de maneira que vale a pena ver o filme. Seu Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010 não foi por acaso.


Trailler


Nenhum comentário:

Postar um comentário