sexta-feira, 26 de outubro de 2012

HOMENS E DEUSES


Fim de semana chegando, venho, então, sugerir um filme. Mais uma vez a sugestão recai sobre um longa francês, assim como ocorreu na sexta-feira passada. O de hoje é o drama, Homens e Deuses. Em relação à história, vou reproduzir aqui o resumo que retirei do site Cineclick (preguiça de pensar mesmo): "Um grupo de monges franceses convive em perfeita harmonia com a população muçulmana até esta relação sofrer interferência de fundamentalistas, que massacram trabalhadores e espalham o medo." O episódio relatado no filme é real e se passou durante a guerra civil ocorrida em 1996, na Argélia.

Mesmo que você já conheça esse episódio e saiba, inclusive, qual é o seu desfecho, não significa que o filme vá perder força dramática. Um dos fatores que alimenta o drama é o bom trabalho do diretor no sentido de revelar o lado humano dos personagens. Ele mostra, com simplicidade e sobriedade, parte da rotina dos monges, seus conflitos, suas alegrias e suas angústias para decidirem seu destino. A cena mais bonita, forte e tocante é quando, no momento da ceia, logo depois de tomarem a decisão fatal,  cada monge tem suas expressões captadas por uma tomada bem próxima da câmera, o que nos permite ver a emoção mais íntima de cada um deles. 

Devo alertar que o filme anda sem muita pressa; melhor dizendo, anda bem devagar mesmo. E, para piorar, os monges cantam a toda hora, o que pode provocar mais sono. Mas não deixe que esses fatores o desanimem, escolha o melhor momento e acompanhe com atenção a prova de fé e os momentos de fraqueza e força que marcaram a vida desses homens. Vale a pena.


Ficha técnica e trailler

Diretor: Xavier Beauvois
Elenco: Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Olivier Rabourdin, Philippe Laudenbach, Jacques Herlin
Roteiro: Etienne Comar
Ano: 2010
País: França
Gênero: Drama


Nenhum comentário:

Postar um comentário