sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PAISAGEM NA NEBLINA


Paisagem na neblina é um drama grego que conta a história de dois irmãos, ainda crianças, que partem sozinhos da Grécia em busca do pai desconhecido que, segundo lhes contou a mãe, vive na Alemanha. Para alcançar o objetivo de chegar a esse país, eles tomam clandestinamente um trem. Como se é de imaginar, sozinhos, eles passam por algumas situações difíceis que lhes abrem os olhos para a dura realidade do mundo.

No geral, gostei do filme, apesar de conter alguns elementos que não me agradam, como: uso de símbolos e alegorias para transmitir e explicar ideias e fatos, diálogos aparentemente sem muito sentido, cenas surreais. Como não havia em excesso, esses "probleminhas" não comprometeram. Enfim, o saldo foi bem positivo.

Gostei do tratamento que o diretor deu à trama. De maneira bem realista (como é bem comum em produções europeias), ele mostra as alegrias e, principalmente, as angústias que os dois irmãos viveram durante a sua jornada. E, por falar em angústia, o filme é assim: angustiante. É duro ver o sofrimento de duas crianças, ainda mais quando se é pai. Mas, filme não é só para causar bem-estar; essa arte também está aí para nos fazer refletir sobre o lado cruel da vida.

Outro ponto positivo foi o final. Sutil e delicado. Simples, mas rico em mensagem. Muito bem pensado. Prefiro omitir que tipo de sentimento essa parte do filme despertou em mim para não entregar o que aconteceu.

É um filme muito bonito. Vale a pena conferir.

Até a próxima!

Ficha técnica e trailler

Direção: Theo Angelopoulos
Elenco: Tania Palaiologou, Michalis Zeke, Stratos Giorgigoglou, Eva Kotamanidou, Aliki Georgouli, Kiriakos Katrivanos, Vangelis Kazan, Dimitris Kaberidis, Ilias Logothetis,Gerasimos Skiadaressis  
Ano: 1988
País: Grécia
Gênero: Drama

Trailler (não achei em português)



Um comentário:

  1. é um bom filme, mas também concordo que há muito o uso de símbolos, surrealismo...mas é um filme que nos dá vontade de ver de novo, para nos atermos àquilo que gostamos...

    ResponderExcluir