terça-feira, 11 de dezembro de 2012

VANDER LEE


Quem escuta com frequência, ou nem com tanta frequência assim, a Nova Brasil FM deve conhecer o cantor e compositor mineiro, Vander Lee.  Com seis CD's e um DVD lançados, o artista é mais conhecido por compor e interpretar músicas que costumamos chamar de MPB, porém, no último CD, ele faz uma incursão no samba e também experimenta xote, baião e bolero.

Está aí um cara que merecia mais destaque. Não dá para dizer que ele é genial, brilhante, que chegou para abalar, mas o seu trabalho é bom. Não sei por que ele não pega. Não sei se é o seu nome, que, na sonoridade, lembra cantor romântico brega da jovem guarda, e, na grafia, lembra ator chinês de filme de Kung Fu; ou, se é ainda sua voz aguda e meio anasalada - que devo admitir não ser a das mais agradáveis - que o atrapalham; talvez. Entretanto, mesmo com esses probleminhas, acho que ele deveria receber mais atenção. Muitas cantoras da MPB lhe deram a devida atenção e gravaram suas músicas, que talvez sejam mais conhecidas da boca dessas artistas do que da do próprio Vander Lee. Gal Costa, Rita Ribeiro, Leila Pinheiro, Alcione, são algumas das cantoras mais famosas que já gravaram músicas desse compositor.

Merecia, também, receber mais atenção da televisão, do produtores de show; pelo menos, para as bandas de cá (aqui em Brasília, mesmo, só fiquei sabendo, de última hora, de dois shows dele e em teatros pequenos; apresentações às quais, infelizmente, não pude ir). E quanto à tv, nunca o vi apresentar-se em nenhum programa. Pensando bem, na verdade, ele precisa mesmo é receber mais atenção do público, pois o sucesso com público é que abre espaço para uma exposição maior no rádio, tv, e apresentações em shows. O público deveria ouvir mais essas belas canções que ele fez, belas tanto na letra quanto na melodia: Esperando Aviões, Onde Deus Possa me Ouvir, Contra o Tempo (muito conhecida na voz de Rita Ribeiro), Iluminado, Meu Jardim, Pensei que Fosse o Céu. Então, faço um apelo: prestem um pouco mais de atenção a esse cantor.

Alguns vídeos com músicas dele.

Esperando Aviões


Onde Deus Possa me Ouvir

Contra o Tempo






Nenhum comentário:

Postar um comentário