sexta-feira, 17 de maio de 2013

BALÉ NACIONAL DA RÚSSIA - O LAGO DOS CISNES


Como eu havia informado, no sábado passado, a companhia Balé Nacional da Rússia apresentou aqui em Brasília o espetáculo Lago dos Cisnes. Fui lá conferir. Uma vez que meu conhecimento em balé é nulo, não vou arriscar fazer qualquer tipo de análise. Vou encher minha postagem com informações e curiosidades que achei nas minhas pesquisas sobre essa belíssima peça.

A peça foi encomendada pela companhia de Teatro Bolshoi, em 1875, ao compositor, Tchaikovsky. A estréia em 1877 foi um total fracasso. A coreografia não funcionou, o desempenho da protagonista foi medíocre, os bailarinos acharam a música impossível de se dançar, e o público achou-a barulhenta. Um fiasco. Em 1895, dois anos depois da morte de  Tchaikovsky, Petipa e Ivanov, para homenagear o compositor falecido, criam uma nova coreografia para o espetáculo. o compositor Drigo ficou encarregado de fazer ajustes na partitura. Essa nova versão alcançou estrondoso sucesso e foi responsável por tornar Lago dos Cisnes essa obra tão marcante.

Ninguém sabe ao certo a verdadeira fonte inspiradora do enredo, escrito por Begitchev, Geltser e o Tchaikovsky. Cogita-se que foi baseado em lendas russas, que sempre destacaram a figura do cisne, bem como na pessoa do Rei Luis II, que exercia grande fascínio no compositor russo. Segue a história (retirada do blog http://sonhodebailarina.blogspot.com.br.) 

Prólogo: A Princesa Odette, de beleza ímpar, passeia distraidamente, quando é capturada e enfeitiçada pelo cruel bruxo Von Rothbart, que a transforma num belo cisne.

Primeiro ato: O Príncipe Siegfried comemora sua maioridade junto a amigos e convidados e ganha de sua mãe, a rainha, uma arma de caça. Na noite seguinte deverá escolher uma noiva para desposar, tornando-se o rei. Com a chegada da noite, o jovem príncipe fica sozinho e angustiado e decide ir ao lago caçar.

Segundo ato: Em busca de delicados cisnes, Siegfried se aproxima do lago e vê um belíssimo cisne branco. Prepara sua arma para atirar e subitamente o pássaro se transforma na mais linda jovem que já vira: Odette, a rainha dos cisnes. Ela conta ao príncipe o encantamento de que foi vítima e que somente um amor puro e verdadeiro será capaz de libertá-la. Ele logo compreende que a bela e triste Odette é o seu grande amor e ela imagina ter encontrado seu salvador. O casal se apaixona, trocam juras de amor e prometem se unir.

Terceiro ato: Na festa de seu aniversário, Siegfried deve escolher uma noiva dentre as lindas donzelas presentes, porém, nenhuma das jovens atrai sua atenção. Subitamente, o bruxo entra no baile com sua linda filha Odile, vestida de negro e com a aparência idêntica à de Odette. O Príncipe fica enfeitiçado pela beleza e sensualidade de Odile e apaixona-se por ela. Sendo assim, a nova jura de amor anula a promessa feita à Odette que permanecerá para sempre presa ao feiticeiro. Quando Siegfried percebe que foi enganado, se desespera e parte em direção ao lago para se encontrar com sua amada Odette.

Quarto ato: As jovens cisnes, tristes com a tragédia de Odette, dançam desesperadamente em torno de sua rainha. Odette lhes conta que Siegfried quebrou o juramento. O Príncipe se aproxima e implora o perdão de sua amada e a jovem rainha o perdoa. O bruxo tenta com todas as suas forças separar os amantes, mas Siegfried enfrenta o terrível feiticeiro pela força do amor e sai vencedor. O feitiço que mantém presas todas aquelas jovens é desfeito. A aurora anuncia a chegada de um novo dia. Odette e Siegfried atingem, enfim, a plenitude de um amor ideal e eterno.

Foi essa versão que o Balé Nacional da Rússia apresentou no último sábado. Existe uma outra versão praticamente igual a essa, mas com um final diferente. Nesse caso, o jovem Príncipe Siegfried e Odette se jogam no lago e só assim podem ficar juntos e felizes para sempre. Podemos ver esse segundo final no filme O Cisne Negro. 

Esse espetáculo é belíssimo. Em alguns momentos se afigura tenso e vibrante, em outros, comovente e tocante. Como leigo, gostei bastante da coreografia apresentada pela companhia Balé Nacional da Rússia. Me envolveu e me impressionou até o fim. 

Segue o vídeo de um dos pontos altos da peça. Ocorre no final do segundo ato, quando Siegfried e Odette, após se conhecerem e se apaixonarem um pelo outro, têm que se separar em razão do tal feitiço. Talvez seja esse o trecho musical mais famoso de O Lagos dos Cisnes. Lindo casamento entre música e coreografia. Emocionante.

Vídeo do final do segundo ato. Está no final de uma música; esperem um pouco que logo começa o trecho a que me referi acima. (Não achei a apresentação do Balé Nacional da Rússia. Postei esse mesmo para vocês terem noção do que consiste o final do segundo ato. O vídeo não é dos melhores; gravação amadora, distante, som ruim; até tosse tem no meio; mas foi o único que achei que isola essa parte da peça).








Um comentário: