sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

INTOCÁVEIS



É sempre bom ter uma boa opção de filme para um fim de semana, ainda mais em época de chuva. Vou indicar um de que gostei bastante: Intocáveis. Essa produção foi um grande sucesso de público no seu país de orgiem, França, e aqui no Brasil também não fez feio, considerando o fato de que não é um filme propriamente comercial, de apelo ao grande público, apesar de não ser uma obra do tipo "cabeça."

Intocáveis é uma comédia que conta a história da relação de amizade improvável entre um senhor tetraplégico milionário, requintado, educado e fino, e um jovem pobre, agressivo, inculto, folgado. Mesmo havendo tantas diferenças entre eles, os dois acabam se dando bem. E como eles se conheceram? Driss, o sujeito pobre e inculto, sem nenhuma aptidão para o cargo de cuidador, responde a uma oportunidade de emprego para cuidar de Phillipe, o tetraplégico milionário. Driss se candidata à vaga só para cumprir formalidade legal e continuar recebendo o auxílio desemprego do governo. O que Driss não imaginava é que justamente sua falta de qualificação seria o fator preponderante para que Phillipe o escolhesse para o cargo.

Então, vocês já podem imaginar de onde vem a maior parte do humor do filme. Sim, justamente das situações cômicas protagonizadas por Driss ao tentar, sem qualquer experiência ou conhecimento técnico, cuidar de um tetraplégico, condição que exige muita atenção e muita perícia da parte de quem cuida. Mas, apesar do humor fácil, direto e escrachado, as situações são inusitadas e muito engraçadas. O humor se aproxima, às vezes, do pastelão, mas é tratado com muito mais classe e naturalidade do que nas produções hollywoodianas do gênero.

Há também muitas situações politicamente incorretas, como a forma com que Driss brinca com a condição física de Phillipe, mas o perdão vem da própria vítima e do tom dado pelo diretor do filme a essas cenas. Desde o começo, vemos dois personagens humanizados, expondo suas virtudes e defeitos, o que nos leva a encarar a tais cenas politicamente incorretas com naturalidade, sem fazer qualquer tipo de julgamento. Entendemos que a relação dos dois se dá nessas bases, e assim os dois se entendem.

Um dos grandes pontos positivos do filme é seu ritmo, que sabe dosar as situações cômicas com algumas mais dramáticas, bem como cenas de ação com os momentos de diálogos, o que segura nossa atenção do começo ao fim da trama. Ponto também para as atuações dos dois protagonistas, que, se não foram brilhantes, cumpriram o seu papel a contento. Driss é um personagem que nos conquista logo nas primeiras cenas, muito por obra da atuação de Omar Sy.

Intocáveis é um filme engraçado, divertido, que nos faz rir, que não quer polemizar, nem discutir problemas, nem passar lição de moral. Somos convidados a acompanhar essa história de amizade e não a refletir sobre ela. E é assim que a obra deve ser encarada.


Ficha Técnica.
Título orginal: Intouchables
França , 2011 - 112 min.
Comédia / Drama
Direção: Olivier Nakache, Eric Toledano
Roteiro: Olivier Nakache, Eric Toledano
Elenco: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny, Audrey Fleurot

Trailler


Nenhum comentário:

Postar um comentário